segunda-feira, 16 de junho de 2014

Exemplo de Davi


Admiro toda manifestação de desagravo, que acho um gesto belo de solidariedade. E acho também que xingamento é uma deselegância inaceitável. Mas desqualificar as vaias contra a presidente Dilma, na abertura da Copa do Mundo no Brasil, com argumentos que enfatizam a velha luta de classes, sinceramente, considero imaturidade política. Acho uma irresponsável atitude que suscita sentimento de guerra: brasileiros contra brasileiros. Tudo que recebemos com resignação, inclusive a adversidade que nos corrige, é transformado num bem maior. Alguns correligionários e aliados de Dilma rotularam os manifestantes de "elite", na tentativa de desqualificar o descontentamento evidente de parte da sociedade. Não podemos achar que tudo se trata de comportamento reacionário, pois que a maior reclamação dos descontentes é com os escândalos e a falta de combate à corrupção. Culpar a mídia também é uma forma de evitar a reflexão apropriada e a correção sobre os próprios atos. Ora, temos que saber sempre que tudo que acontece é porque Deus permite, sempre com um propósito benéfico à evolução humana. Ao meditar sobre o assunto, lembrei-me do exemplo do Rei Davi que, entrando numa cidade, foi agredido verbalmente por um homem que também lhe jogava pedras. Em vez de reagir, Davi assimilou aquilo como algo que merecia, reconhecendo seus erros. São inúmeros casos de vaias públicas que resultam numa situação melhor para a quem a recebeu, pois a humilhação pública é um dos caminhos da correção. Devemos admitir que nada acontece por acaso. Vejamos o exemplo de Davi: “Então Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: ‘Por que esse cão morto amaldiçoa o rei meu senhor? Permite que eu lhe corte a cabeça’. Mas o rei disse: ‘Que é que vocês têm com isso, filhos de Zeruia? Ele me amaldiçoa porque o Senhor lhe disse que amaldiçoasse Davi. Portanto, quem poderá questioná-lo?’ Disse então Davi a Abisai e a todos os seus conselheiros: ‘Até meu filho, sangue do meu sangue, procura matar-me. Quanto mais este benjamita! Deixem-no em paz! Que amaldiçoe, pois foi o que o Senhor lhe mandou fazer. Talvez o Senhor considere a minha aflição e me retribua com o bem a maldição que hoje recebo’, (2 Samuel 16:9-12)". Davi não era o homem segundo o coração de Deus porque era perfeito, mas porque era sensível, reconhecia e confessava seus erros, e corrigia seus atos. Veja como ele livra o seu agressor de uma retaliação. Naquela época, a execução de um agressor do rei seria normal. Mas Davi tinha um coração misericordioso. Evidente que Deus não mandou o povo xingar a Dilma, pois isso não provém da Sua elegância, mas a permissão do vexame público (com repercussão internacional) é uma grande oportunidade para a presidente meditar sobre os rumos do governo. Portanto, lamento muito essa reação dos torcedores da Dilma contra os torcedores do Brasil que estavam no estádio. Acho gol contra, pior que o de Marcelo, que inaugurou a Copa com um gol contra a própria Seleção. Não consigo aceitar o argumento de ser mera "dor de cotovelo da elite", pois tive acesso a pesquisas qualitativas que apontam outra coisa. Também conheço pessoas tão pobres quanto eu que estão descontentes, lembrando que o principal motivo do descontentamento é o maior problema do Brasil, a evasão de recursos por causa da corrupção e do desperdício. As ações da Polícia Federal, até 2008, que colocaram na cadeia vários corruptos poderosos, foram inibidas com a saída do diretor geral de então e a consequente perseguição contra o chefe da Inteligência, o delegado e agora deputado federal, Protógenes Queiroz. Com isso, Daniel Dantas, Maluf e outros banqueiros, investidores e políticos estão soltos. Mas a evidência que o tiro foi no pé é que, ironicamente, petistas foram presos. O que esperar do destino de um governo que desanima a nação em que um exemplar servidor recusa propina de 5 milhões de dólares e depois é perseguido dentro da própria instituição? Dizer que os governos anteriores eram corruptos também não é argumento. E ainda faço uma ressalva: se parte da população está revoltada com o atual governo é porque a expectativa era maior e foi frustrada. Lamento essa mania de se nivelar por baixo ou ressaltar avanços louváveis para compensar uma falta grave. Errar é humano, mas é preciso ouvir a consciência e aproveitar os sinais que nos alertam para corrigir os erros, como fez o Rei Davi, superando o grave pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário